Macapá é a única capital do Brasil cortada pela linha do Equador. Assim, parte da cidade está no Hemisfério Norte e a outra no Sul.

Em referência, foi construído o Monumento Marco Zero do Equador, no qual é possível observar o instante de ocorrência do Equinócio (através da projeção da sombra do obelisco, que se alinha com a linha imaginária do equador).

Marco Zero Macapá

Há divergências quanto a localização exata do equador, estudiosos dizem que o monumento está na posição certa e outros que contestam isso. Oras, um impasse fácil de se resolver com ajuda da tecnologia.

A linha do equador divide também o campo no Estádio Zerão (Milton Corrêa), no momento fechado e em reforma (faz um bom tempo). Olha lá no fundo o Marco Zero alinhado com o meio de campo!

Segundo dizem, em 2014 ficará à disposição como Centro de Treinamento e, quem sabe, realiza-se algum amistoso ou treinamento com alguma equipe envolvida na Copa. Isso aí é mais um sonho de políticos (ávidos por promoção), pois o investimento precisa ser muito alto… mais que apenas reforma de um estádio. Investimento por investimento, há necessidades muito mais gritantes e urgentes em Macapá. É o que penso.



Na outra ponta do Marco Zero temos a Av. Equatorial, também dividida pela linha do equador.
Seguindo esta reta (a linha do equador) você chega ao Rio Amazonas, não muito distante deste ponto. Isso inspirou uma música de Zé Miguel (conhecido artista local e atual Secretário de Cultura) do “endereço” de Macapá. A música diz: “…na esquina do rio mais belo, com a linha do equador…”.

Até os anos 80, o marco do equador era representado de forma muito modesta. Havia apenas uma linha na rotatória mostrando isso. Quanta desconsideração e ignorância ao marco geográfico e astronômico havia…

Basta pensar que para os povos antigos (como os caldeus, fenícios, astecas, maias, incas e egípcios) a posição que o Sol ocupava na linha do horizonte tinha uma grande importância para o dia-a-dia deles. Os rumos de muitas sociedades era determinado pelo movimento solar e início das estações.

O calendário e contagem do ano baseava-se nisso. Aqui mesmo no Amapá, existiram civilizações que construíram uma série de monumentos antigos lá para as bandas de Calçoene, Ferreira Gomes, etc. Nunca ouviste falar? É que o povo antigo era cheio de crenças e rituais que faziam para que tivessem boas safras e boas coisas com o início das estações… uma forma de atenuar as expectativas e centralizar pensamentos positivos para o porvir.



Hoje encontra-se um belo monumento, localizado a 2 km do centro da cidade, que apresenta um obelisco de 30 metros de altura com uma abertura circular no topo. Enigmática para muitos.

O equinócio é uma manifestação em que os raios do sol incidem diretamente sobre a Linha do Equador e, no monumento, projeta-se uma elipse de luz sobre o marco da linha imaginária.

O sol duas vezes ao ano faz a passagem entre os hemisférios, determinando as estações, e o equinócio é o ponto em que está cruzando a linha do equador. Mas olha aí, isso ocorre por causa do movimento de Translação da Terra e não, como se crê popularmente, “o sol se mexendo daqui para lá”.

Nesse período, os dias e as noites têm igualmente 12 horas de duração em todo o planeta (a palavra “equinócio” em latim significa “noites iguais” ou ainda “dia igual a noite”). A ocorrência desse fenômeno se dá em dois momentos: em março (Equinócio da Primavera – inicia a primavera no Hemisfério Norte e o Outono no Sul) e em setembro (Equinócio de Outono – o contrário).

Marco Zero Macapá Horário

O monumento fica no Jardim Marco Zero, podendo ser acessado qualquer hora.

Loja Marco Zero Macapá

Próximo ao monumento tem a loja de produtos artesanais, onde um material simples e muita criatividade são capazes de gerar belas coisas
nas mãos de artistas.

Marco Zero Macapá Fotos

Marco Zero Macapá Fotos

Horário de Funcionamento Marco Zero Macapá

  • Aberto 24 horas

Onde Fica, Endereço e Telefone Marco Zero Macapá

  • Rod. Juscelino Kubitschek – Jardim Marco Zero – Macapá – AP
  • Telefone: (96) 98802-1356

Mapa de localização